sábado, 3 de março de 2012

La Palisse

 Nesta vida não existem  'verdades'  mesmo no sentido mais alargado, liberal e científico que a palavra possa ter. As 'verdades' são sempre 'mentiras'. O que existem são opiniões e convicções moldadas pelas experiências pessoais e subjectivas que cada um integra em si quer por via das experiências vividas ( a nível 'prático' e emocional) quer pelos conhecimentos académicos que lhes foram concedidos (a nível teórico e prático) . Desisti de proferir frases assertivas sobre o que quer que seja que for bem como de classificar de forma categórica seja o que for (pessoas ou outras realidades 'não -humanas' ) . A minha posição pessoal  passa a ser quase exclusivamente  a de 'opinador' (obviamente também segundo a minha experiência/vivência/cultura) , tendo o cuidado de mostrar aos interlocutores de que as máximas 'tudo é relativo' e 'só sei que nada sei' têm peso e influência nas minhas afirmações .
 Esta minha posição e atitude é  resultante do facto de gradualmente  ter começado a sentir 'alergia' e até 'repugna' de todo aquele que 'vomita' 'verdades'/declarações  de forma consistente sobre variados temas/pessoas/ etc, . e de cada vez mais  me aperceber  da imensa 'névoa'  que  envolve qualquer declaração convicta que o ser humano possa proferir (muitas das vezes com a pureza da melhor das intenções e convencidíssimo de que é assim e não de qualquer outra forma). Isto não quer dizer que passe a viver 'no abstracto' e sem 'rumo de vida' , quer dizer é que me tornei completamente imune a todas as 'verdades' que me forem chegando pelas mais diversas vias , assimilando-as apenas como 'orientações temporárias' ou 'inferências exteriores' para os dias que se seguirão nesta vida em turbilhão, que cada um de nós consome efémeramente .  

Sem comentários:

Enviar um comentário